Pagina Principal Pedagogia Dados do Curso

 

Programa do Curso 

Componentes Curriculares 

Duração 

Qualificação dos professores

Requisitos

Recursos Disponíveis

Critérios de Avaliação

 

DADOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Denominação da formação: Curso de Pedagogia, licenciatura, com formação para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Denominação do curso que oferece a habilitação: Curso de Pedagogia – Licenciatura.

Carga horária total da habilitação: 3.200 horas (conforme Resolução CNE/CP 01/06)

Regime acadêmico: semestral

Duração do curso: 04 anos

Turno de funcionamento: noturno

Renovação de Reconhecimento de Curso: PORTARIA N° 286, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012

 

Objetivos do curso

Objetivo Geral:

Ø  Formar pedagogos com conhecimentos teórico-práticos que lhes dê segurança e autonomia para o exercício da docência na Educação InfantiI e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

 

Objetivos Específicos:

Ø  propiciar condições para o futuro pedagogo conhecer, dominar e adequar às situações de ensino-aprendizagem dos alunos de seu campo de atuação, os conteúdos da língua portuguesa, da matemática, de outras linguagens e códigos, utilizando nesse contexto, diferentes recursos tecnológicos, do mundo físico e natural e da realidade social e política, de modo a assegurar a compreensão da realidade em que vivem e promover o desenvolvimento da cidadania;

Ø  assumir postura profissional ética pautada na responsabilidade social, por meio de um processo dinâmico de ação e reflexão em escolas e outros espaços educativos;

Ø  assegurar conhecimentos relativos ao exercício da docência na EI e nos AIEF, contemplando as especificidades e particularidades para o ensino da criança de 0 a 10 anos, com competências e habilidades para discutir amplamente temáticas educacionais com vistas ao aperfeiçoamento da atividade docente;

Ø  valorizar as questões referentes à ética, à estética e à ludicidade, no contexto do exercício profissional, em âmbitos escolares e não-escolares, articulando o saber acadêmico, a pesquisa, a extensão e a prática educativa;

Ø  contemplar os conhecimentos didático-pedagógicos relativos ao exercício da docência: relação professor-aluno, organização do espaço escolar, currículo, atendimento às diferenças, introdução ao ensino a portadores de necessidades especiais, à EJA e à avaliação da aprendizagem, respeitando-se a questão da diversidade;

Ø  proporcionar uma sólida formação teórico-metodológica que permita leitura crítica das diversas teorias que interpretam a realidade, possibilitando-lhe um direcionamento científico para a identificação e resolução de problemas ligados à docência e à organização e gestão educacional, capacitando-o na produção e difusão do conhecimento;

Ø  desenvolver senso de responsabilidade social que deverá nortear o exercício futuro da profissão, por meio de uma formação sólida em termos de cultura geral e humanística para atuar com ética, competência e comprometimento com a sociedade;

Ø  compreender temas que transcendam ao seu ambiente de formação e importantes para a realidade contemporânea, como sociodiversidade, exclusão, relações étnico-raciais e minorias, biodiversidade, políticas públicas e sociedade sustentável, diferentes mídias, violência, democracia e cidadania;

Ø  desenvolver espírito investigativo para utilizar com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.