Portifólio 1º Trimestre 2016 - Fundamental

 O portfólio tem como objetivo principal avaliar e acompanhar o  desenvolvimento do  processo e do progresso cognitivo dos alunos, assim como os domínios sociais, emocionais e físicos dos mesmos, possibilitando  o estreitamento na relação da escola com a família. Os registros conduzem o professor ao longo do ano letivo na execução e avaliação das atividades propostas, propiciando em pleno processo uma interpretação reflexiva dos resultados alcançados com cada criança.                                          

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção".
Paulo Freire

Convidamos todos para apreciarem esses preciosos momentos, que são únicos de cada turma.  No caminhar vocês encontrarão a imaginação e a elaboração dos primeiros  conhecimentos por meio da ludicidade na  Educação Infantil;  o encanto das crianças no processo do conhecimento do ler e escrever, como acontece com o 1º e 2º Ano; o desafio de transformar a sala de aula em um local de descobertas, como aconteceu com o 3º Ano e finalmente a relação teoria e prática, estimulando o aprendizado com o 4º  e 5º Ano.

   

Portfólios da Educação Básica

Ensino Fundamental I 1º Trimestre 2016

1º Ano

 

2º Ano

 

 

3º Ano

 

4º Ano

 

5º Ano

I Mostra Acadêmica da CNEC Capivari

Aconteceu no dia 14 de março de 2016 a I Mostra Acadêmica da CNEC Capivari nas instalações da FACECAP, tendo sido oportunizada a participação dos alunos e professores dos Bacharelados em Administração e Ciências Contábeis, bem como da Licenciatura em Pedagogia. O evento contou com 5 (cinco) salas em que foram apresentados os seguintes projetos/trabalhos:

Autor(es)

Projeto(s)/Trabalho(s)

SILVA, Eliene Pereira; ELIAS, Paulo Cesar

O SCRUM COMO FERRAMENTA IMPORTANTE NA GESTÃO DE PROJETOS: UM ESTUDO COMPARATIVO DE CASOS NAS EMPRESAS DE CAPIVARI/SP

ARAÚJO, Marcela Silva de; ELIAS, Paulo Cesar

 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SUPPLY CHAIN: UM ESTUDO DE CASO DO ALINHAMENTO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO COM A CADEIA DE SUPRIMENTOS

SANTOS, Lucas Felício; ELIAS, Paulo Cesar

(Resumo) OS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS FRENTE À GERAÇÃO Y

ELIAS, Paulo Cesar

NOVO ESPAÇO TEMPORAL DE NEGÓCIOS NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS

BRUGNEROTTO, Gidion Euritnan; COSTA, Bruna Vieira; ARMELIN, Marco Antonio

(RESUMO) A GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O MUNICÍPIO DE CAPIVARI-SP

LOBO, Clever Eduardo Zuin; GARCIA, Francisco Carlos; ARMELIN, Marco Antonio

PROJETO INTERDISCIPLINAR

EMPREENDENDO OPORTUNIDADES:

UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI (FACECAP)

CORRÊA, Juliane Gisele; PIOVESAN, Luana Maiara Camargo; CABANA, Leila

LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTILO DE LIDERANÇA EM UM SUPERMERCA/DO.

OLIVEIRA, Ralley Rossy Azevedo de; VIEIRA, Renan Luis; CABANA, Leila

PLANEJAMENTO DE CARREIRA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACECAP, CAPIVARI/SP

ARONA, Elizaete da Costa

REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL POR MEIO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROPOSTAS PARA O MUNICÍPIO DE CAPIVARI.

SAMPAIO, RENATA  SAMPAIO; ARONA, ELIZAETE DA COSTA

ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: RETRATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CAPIVARI

SANTOS, Rosemeire Antônia; ESTANISLAU , Daniele Aparecida Biondo; DORIGUELLO, Lúcia Elene

PEQUENOS LEITORES, GRANDES ESCRITORES: PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA

SIQUEIRA, Aline De Moraes; BLUMER, Luciene; CRISTOFOLETI, Rita De Cássia

O AUTISTA: SIGNIFICANDO O MUNDO E SE SIGNIFICANDO

DORIGUELLO, Lúcia Elene; CRISTOFOLETI, Rita de Cássia

MEDICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: QUAL A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO?

BORTOLAZZO, Mariana

O PROFESSOR COMO MEDIADOR DE LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA

RODRIGUES, Franciele Cristiane; AGUIAR, Thiago Borges de

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS

PAGOTTO, Fernanda Aparecida Ravanelli; AGUIAR, Thiago Borges de

OS DESAFIOS DA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DE SUJEITOS EMANCIPADOS EM UMA SOCIEDADE ADMINISTRADA

AGUIAR, Thiago Borges de

CRIANDO UM NOVO GANSO: A EXPERIÊNCIA DE COMO TRADUZIR UMA TESE EM UM LIVRO PARA CRIANÇAS

MANOEL, Vanessa Kelly; CRISTOFOLETI, Rita de Cássia

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL DAS PALAVRAS NAS CRIANÇAS

SANTOS, Auriane Sanches; CRISTOFOLETI, Rita de Cássia

PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

BARROS, Leonardo Fernandes; CRISTOFOLETI, Rita de Cássia

AS POSSÍVEIS (IN) COMPREENSÕES DAS TEORIAS DA PSICOLOGIA E A INFLUÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

CRISTOFOLETI, Rita de Cássia

A SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: INTERLOCUÇÕES SOBRE A INSERÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

 

O evento oportunizou uma diversidade interessante de projetos/trabalhos apresentados, contando com a participação de professores da Faculdade e do Colégio, bem como de alunos dos Bacharelados em Administração e Pedagogia, e ainda, de alunos egressos. Os projetos/trabalhos apresentados tiverem origens diversas: trabalho de conclusão de curso; iniciação científica; projetos integradores/interdisciplinares desenvolvidos; teses de doutorado; pesquisas dos docentes.

Para a próxima edição do evento a CNEC Capivari tem a pretensão de oportunizar que alunos vinculados com outras Instituição de Ensino Superior (IES) também possam participar deste evento, ou melhor explicando, podendo tanto se inscrever para com as apresentações quanto somente assistindo aos projetos/trabalhos de interesse.

 

Com tal iniciativa a FACECAP busca contribuir significativamente para com a elevação da formação de seus alunos, bem como com o desenvolvimento da comunidade na qual se encontra inserida.

O Projeto para Esclarecimento de Dúvidas sobre o IRPF está sendo lançado pelos alunos de Ciências Contábeis da FACECAP e pelo professor Anderson Paviotti (responsável pela elaboração e criação do curso de extensão – IR, junto com o apoio da Instituição CNEC) com o objetivo de ajudar, orientar e trazer conhecimentos para aqueles que tenham dúvidas a respeito do Imposto de Renda, os quais tenham dificuldades em preencher o formulário ou mesmo entender sua importância. Entretanto, para aqueles que declaram e não sabem o porquê, entendam conosco sua relevância!

Esse programa é composto por 3 grupos no qual irão ajudá-los:

- Divulgação : Publicar o projeto aos alunos da FACECAP e futuramente ao demais da comunidade;

- Pesquisa :  Procura entender as informações e significados de suas dúvidas;

- E-mail : Esclarecer e responder todas as suas dúvidas a respeito do IR.

De acordo com a Receita Federal do Brasil é compulsório todos que possuem rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 anualmente declararem Imposto de Renda. Segue abaixo suas obrigatoriedades:

Está obrigada a apresentar a Declaração de IR/2016, a pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2015:

- recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma anual foi superior a R$ 28.123,91;

- recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00;

- obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

- optou pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja destinado à aplicação na aquisição de imóveis residenciais localizados no País, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da celebração do contrato de venda, nos termos do art. 39 da  Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005.

- relativamente à atividade rural:

Obteve receita bruta anual em valor superior a R$ 140.619,55;

Pretenda compensar, no ano-calendário de 2015 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2015.

- teve a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2015, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00.

- passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nessa condição se encontrava em 31 de dezembro de 2015.

A declaração de IR/2016 poderá ser transmitida pela internet até as 23h59min59s (horário de Brasília) do dia 29 de abril de 2016.

O Programa da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física – 2016 – IRPF/2016 já está disponível para download no site da RECEITA FEDERAL (www.receita.fazenda.gov.br) ou por meio dos aplicativos móveis APP IRPF (Android ou IOS).

Para mais informações:

Entre no e-mail ir2016@cneccapivari.br para obter mais informações a respeito do IR. Não fique com dúvida!! Opine, pergunte e questione que esclareceremos para você!! É neste sentido que estaremos ao inteiro dispor para qualquer esclarecimento relativamente a este assunto.

Informações adicionais podem ser obtidas na Secretaria da CNEC Capivari, na Rua Barão do Rio Branco, 374, centro, ao lado da Prefeitura Municipal de Capivari, ou ainda, pelo telefone: (19) 3492-8888.

 

Fonte: Texto elaborado pelos alunos de Ciências Contábeis

No dia 09 de março de 2016, os alunos do 3º e 5º semestres do Bacharelado em Administração da FACECAP tiveram a oportunidade de assistir uma aula proferida pela Luciane Venturini, que é Gestora da área de Responsabilidade Social da Caterpillar Brasil. As aulas foram ministradas nas instalações da FACECAP e o tema foi: "A importância da Responsabilidade Social em tempo de crise".

A Professora Leila Cabana, responsável por intermediar a vinda da Gestora Luciane Venturini, ressaltou que “a responsabilidade social se destaca na gestão administrativa com diferenciais competitivos sustentáveis, fontes de vantagem competitiva. Estes diferenciais podem se dar por imagem, associações com produtos ou serviços, atendimento, relação de satisfação do público interno e externo, assim como o favorecimento da organização com outros públicos interessados (stakeholders). Contudo a responsabilidade social tem ganho um reconhecimento significativo nas organizações. Como todo assunto estratégico, é fundamental que a Responsabilidade Social seja gerenciada de forma adequada, assim como as outras áreas relacionadas à gestão: Qualidade, Finanças, Recursos Humanos, Gestão de Projetos e outros”.

 

Com este encontro, a FACECAP oportunizou que os alunos tivessem contato com a realidade vivenciada em uma empresa que tem grande destaque no seu segmento de atuação, permitindo assim o enriquecimento e elevação da formação dos alunos, bem como o estreitamento do relacionamento desta Instituição de Ensino Superior (IES) com as empresas.

 

Os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental estão com sua página no ar pelo Facebook. Curtam e compartilhem! Endereço: https://www.facebook.com/Cnec-na-Net-5%C2%BA-ano-847335558726349

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