Escola Premium - Ensino Fundamental II

Avaliação

A avaliação é essencialmente um processo construtivo, tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno. A avaliação subsidia o docente com elementos para uma reflexão contínua sobre sua prática, criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo o grupo.
Para o aluno, é um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades, indicando a necessidade de reorganização de seu investimento na tarefa de aprender.
Para a escola, possibilita a definição de prioridades e identificação dos aspectos educacionais que demandam mais apoio, garantindo assim, a aprendizagem dos alunos.
A avaliação só faz sentido se estiver a serviço da aprendizagem dos alunos, detectando os acertos, verificando o que se aprendeu e recuperando possíveis deficiências de conteúdos ainda não assimilados.