Pagina Principal Ciências Contábeis Grade e Corpo Docente

 

GRADE E CORPO DOCENTE 

Programa do Curso 

Componentes Curriculares 

Duração 

Qualificação dos professores

Requisitos

Recursos Disponíveis

Critérios de Avaliação

 

 

Sobre o Curso

O Curso de Ciências Contábeis da FACECAP visa à formação de um profissional altamente qualificado quanto às questões técnico-científicas da Contabilidade e, ainda, com habilidade nas relações humanas que propiciam o eficiente encaminhamento nas resoluções dos problemas pertinentes às diversas corporações.
Atentos ao perfil de profissional idealizado pelos mais variados segmentos da economia, a FACECAP procura atender as exigências do mundo globalizado e suas novas tendências, inserindo no mercado profissionais com habilidades múltiplas em contabilidade, controladoria e outras especificidades, que possibilitam ao egresso atuar em organizações de diferentes características, tamanhos, localizações e configurações. Vale ressaltar que o curso adaptará o perfil de seu egresso em consonância com as inovações ocorridas nos níveis global, nacional e regional.
O Curso de Ciências Contábeis da FACECAP tem por objetivo formar profissionais éticos, comprometidos e capacitados a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras em âmbito nacional e internacional, revelando conhecimentos adequados às funções de contador, analista e especialista na área contábil diante de um cenário econômico e financeiro nacional e internacional, em harmonia com os padrões e normas internacionais de Contabilidade. Assim, em atendimento a este novo perfil traçado pelas Diretrizes Curriculares e considerando as tendências nacionais e internacionais da profissão de Contador, o Bacharel em Ciências Contábeis formado pela FACECAP deve estar apto para:

• formular suas idéias com clareza e defendê-las com conhecimento, racionalidade, lógica e tenacidade, sem perder a abertura às novas idéias;

• entender, analisar e acompanhar as questões contábeis, e ainda, saber se pronunciar sobre tais assuntos;

• elaborar e colocar em execução projetos contábeis, bem como proceder à análise de empresas, quer em seu aspecto contábil e financeiro, quer em seu confronto com o mercado de produtor e consumidor;

• ter uma visão contábil diante da globalização da economia;

• ter consciência pela precisão, senso de oportunidade e a consciência da relação custo/benefício;

• saber fazer a utilização adequada de dados estatísticos e de informações;

• usar a tecnologia da informação para racionalizar o trabalho;
• ter habilidade de cooperação, de realização e de integração profissional;

• ter domínio das funções contábeis e saber aplicar a legislação pertinente;

• desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial;

• compreender os fundamentos, conceitos, métodos e técnicas relativos às funções contábeis e atuariais;

Critérios de Avaliação – ingressantes enquadrados na matriz curricular até 2015: 

De acordo com o Regimento Interno da Facecap, a apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a freqüência (mínima de 75%) e o aproveitamento, que envolve conteúdos curriculares, atividades curriculares práticas e atitudes.

O aproveitamento escolar, em cada disciplina, é avaliado mediante instrumentos variados durante o período letivo e eventual exame final, expressando-se o resultado do aproveitamento na disciplina em notas de zero a dez.

Atendida, em qualquer caso, a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades escolares programadas, o aluno é aprovado, conforme regimento interno:

a) independentemente de exame final, quando obtiver nota de aproveitamento não inferior a 5,0 (cinco), correspondente à média aritmética das notas das avaliações escolares realizadas durante o semestre letivo;

b) mediante exame final, quando tenha obtido nota de aproveitamento inferior a 5,0 (cinco) e igual ou superior a 3,0(três) e obtiver nota, no exame final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

O Exame Final ocorrerá após a divulgação dos resultados finais do rendimento escolar semestral.

 

Critérios de Avaliação – ingressantes enquadrados na matriz curricular a partir de 2016:

De acordo com o Regimento Interno da Facecap, a apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência (mínima de 75%) e o aproveitamento, que envolve conteúdos curriculares, atividades curriculares práticas e atitudes.

O aproveitamento escolar, em cada disciplina, é avaliado mediante instrumentos variados durante o período letivo, expressando-se o resultado do aproveitamento na disciplina em notas de zero a dez.

Atendida, em qualquer caso, a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades escolares programadas, o aluno é aprovado, conforme regimento interno:

a) média das notas dos exercícios escolares realizados durante o semestre letivo não inferior a 7,0 (sete).